quarta-feira, 16 de março de 2011

Poetas

              Os poetas  brasileiros que foram importantes      
                       

                                              -Alveranga Peixoto- Inconfidente e poeta brasileiro nascido no Rio de Janeiro, RJ, de posição mediana entre os numerosos versejadores ativos na segunda metade do século XVIII, em Minas Gerais. Estudou com os jesuítas, provavelmente em Braga, Portugal, e (1760) ingressou na Universidade de Coimbra, onde se formou, com louvor (1768). Acrescentou (1769) a seu nome literário o sobrenome Peixoto e se assinava também, como integrante da Arcádia Mineira, com os pseudônimos de Alceu e Eureste Fenício.

                                                                              
                                              -Eurícledes Formiga-

Chamado pelo mestre Chico Xavier de ‘Formiguinha de Luz’, o poeta participou da efervescência cultural brasileira, publicou livros e auxiliou muitas pessoas por meio de sua mediunidade. Ele ganha merecida biografia pelas mãos de seu filho, Miguel Formiga.
Eurícledes Formiga acaba de ganhar uma merecida biografia, assinada por seu filho, Miguel Formiga, e editada pela Vivaluz Editora. Chamado de "Eurícledes Formiga, de Poeta a Médium, a resistência e a transformação", o livro traça o perfil do poeta, que dedicou a vida à amizade com os mais importantes personagens brasileiros do século XX, à criação de fantásticos poemas e ao conforto de quem busca paz espiritual por meio da mediunidade.
                                          
                                  

                                            
                                  -Cecília Meireles-
Filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles, funcionário do Banco do Brasil S.A., e de D. Matilde Benevides Meireles, professora municipal, Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro. Foi a única sobrevivente dos quatros filhos do casal. O pai faleceu três meses antes do seu nascimento, e sua mãe quando ainda não tinha três anos. Criou-a, a partir de então, sua avó D. Jacinta Garcia Benevides. nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente mO poeta Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista,poeta e compositor brasileiro.Poeta essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.
ovimento modernista mineiro.

                                                     
                                                  -VINICIUS DE MORAES -        

O poeta brasileiro nascido no Rio de Janeiro, RJ, de posição mediana entre os numerosos versejadores ativos na segunda metade do século XVIII, em Minas Gerais. Estudou com os jesuítas, provavelmente em Braga, Portugal, e (1760) ingressou na Universidade de Coimbra, onde se formou, com louvor (1768). Acrescentou (1769) a seu nome literário o sobrenome Peixoto e se assinava também, como integrante da Arcádia Mineira. 
                                            
                                      
                           -Carlos Drummond de Andrade- 
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.
                                              

Um comentário: